Duas Receitas de Adubo Orgânico Para Orquídeas

Você leva a orquídea linda pra casa cheia de flor e daqui um tempo não floresce mais. Isso é uma dúvida muito comum de quem cultiva, como fazer para as orquídeas florescerem todo ano? Bom, nesse post eu vou ensinar como preparar 2 tipos de adubo orgânico para suas orquídeas.

Adubo Orgânico – Adubo Liquido

Para fazer adubo orgânico liquido para as suas orquídeas você vai precisar de:

  • Liquidificador
  • Cascas de Ovo
  • Agua
  • Talco
  • canela em pó
  • Farinha de Osso
  • Pó de Rocha

Ovos são extremamente ricos em cálcio , então você pode aproveitar as cascas sempre que fizer algo em casa. Se fritou uma omelete, fez um bolo, guarde as cascas para as plantas. Joga tudo no liquidificador e bata.

PS: O bom de trituras as cascas no liquidificador é que elas também ajudam a afiar a lamina do aparelho então são dois benefícios em um só 😉

Modo de Preparo

Após bater tudo, retire as cascas e deixe num papel ou pedaço de pano. Pegue o liquidificador e jogue mais ou menos meio litro de água. Após a água jogue um pouco de talco, qualquer um que você tenha em casa já serve. Isso porque talco é rico em Boro e ele é um ingrediente fundamental para o crescimento das plantas. Logo após adicione canela em pó dessas que compra no supermercado mesmo.

Quando a medida, eu fui no olhômetro mas n chega a metade do saquinho. Após isso acrescente pó de rocha, lojas especializadas em jardinagem vendem esse pó e vou deixar o link aqui caso você não encontre na sua cidade. Um pouco de Farinha de osso que também é rico em cálcio.

Pó de Rocha

Se você não tiver animais de estimação, acrescente também torta de mamona. Essa torta de mamona é tóxica para cachorros e gatos então muito cuidado se tiver animais em casa. A torta de mamona é rica em nitrogênio e ferro o que também é essencial para o crescimento das plantas. Bata tudo 

adubo orgânico

PS: Não é demais lembrar se você tiver cachorro ou gato não utilize a farinha de osso e a torta de mamona. A farinha de osso pelo cheiro, eles vão cavar seu jardim feito loucos e a torta de mamona é tóxica. Então não use.

Após terminar de bater tudo, peneire o liquido. O ideal é utilizar uma peneira fina, mas caso não tenha uma, improvise. Use a malha do TNT por cima de uma vasilha, prendendo as sobras do tecido ao redor. Jogue o liquido na peneira ou TNT. A parte sólida que sobrar você pode utilizar em canteiros.

Agora você tem um adubo orgânico super concentrado, então o que deve fazer é diluir esse adubo. Para cada 100 ml  de adubo orgânico liquido você utiliza 10 partes de água. Lembre-se adubo em excesso pode matar a sua planta, tanto quanto você deixar ela sem adubo nenhum. Após isso coloque o liquido em um pulverizador ou spray e espirre nas plantas.

Nada de jogar nas flores ou por cima delas. Molhe o caule e o substrato. Nesse post explicamos as dez coisas que você não deve fazer ao cuidar de uma orquídea, você pode checar lá pra ver se não esta cometendo algum desses erros.

Esse tipo de adubo orgânico liquido é de uso geral da jardinagem e deve ser aplicado pelo menos 1 vez por semana apenas.

O adubo sólido você deve usar 1 vez a cada 1 ou 2 meses. O adubo liquido é muito mais poderoso que o sólido então fica a seu critério. Se tiver mais tempo para adubar você usa o adubo liquido, se não tiver você usa o sólido, mas nunca em tempo algum use os dois adubos ao mesmo tempo. É um ou outro.

Adubo Orgânico -Sólido

para o adubo orgânico sólido você vai usar 1 colher de casca de ovo moída, um pouco de farinha de osso, um pouco de pó de rocha, se não tiver bichos de estimação, torta de mamona , canela em pó e um pouco de talco. Enrole tudo no saquinho de TNT, prenda com aquele elástico de prender dinheiro e pronto sua trouxinha esta pronta.

Esta trouxinha você vai colocar dentro do seu vaso de orquídea. Pegue um spray de água e borrife na trouxa de adubo orgânico. Toda vez que você regar sua orquídea, um pouco desse adubo vai parar na planta.

Caso seu vaso seja muito grande, use duas ou mais trouxinhas. E você pode usar isso em outras plantas também, hortaliças  etc.

Espero que tenha gostado desse post e se tiver mais alguma receita deixa aí nos comentários pra gente 😉

Compartilhar é Amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *