As Orquídeas Mais Estranhas do Mundo – Os 20 Tipos

Existem orquídeas de diversas formas, cores e tamanhos, mas algumas delas possuem uma coisa em comum possuem formatos estranhos que te lembram tudo menos uma flor! O nome desse fenômeno chama-se Pareidolia.

Logo abaixo você vera as 20 orquídeas mais estranhas do mundo!

Orquídea Pato Voador

Caleana major, ou orquídeas pato voador, é uma pequena orquídea encontrada no leste e sul da Austrália. Esta planta terrestre apresenta uma flor notável, semelhante a um pato em vôo. A flor é um atrativo para os insetos, como os mosquitos machos que polinizam a flor em um processo conhecido como pseudocopulação.

Em 1986, esta orquídea apareceu em um selo postal australiano. Desde a Austrália do Sul, até para a Tasmânia, esta planta é encontrada em florestas de eucaliptos em matos e charnecas costeiras ou pantanosas. Principalmente perto da costa, mas ocasionalmente em altitudes mais elevadas. Por causa do tamanho pequeno, é uma planta difícil de se notar na natureza. Caleana major é  difícil de manter no cultivo. As plantas florescem por um ou dois anos, mas enfraquecem progressivamente até morrerem.

orquídeas estranhas

Orquídea Cara de Leão

Phalaenopsis comumente chamada por Phal pelos cultivadores, é um gênero de orquídea com aproximadamente 60 espécies e formas. Phalaenopsis é uma das orquídeas mais populares no comércio, e é umas utilizadas na preparação de  híbridos artificiais. É nativa do sul da China, do subcontinente indiano, do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Indonésia, etc.), da Nova Guiné, e do arquipélago de Bismark. Este tipo particular de phalaenopsis lembra o rosto de um leão.

orquídeas estranhas

Orquídea Cabeça de Pássaro

Orquídea de cabeça de pássaro, ou orquídea de traça rosa, é outra variação de Phalaenopsis como a orquídea de cabeça de leão. Também é dito às vezes que se assemelha a uma mariposa em vôos, daí o nome orquídea cabeça de traça.

 

Orquídea Cara de Macaco

Drácula símia, também chamada de orquídea cara  de macaco, é uma orquídea epifítica originalmente descrita no gênero Masdevallia, mas depois mudou para o gênero Drácula. O arranjo da coluna, pétalas e lábio se assemelha muito ao rosto de um macaco. A planta floresce em qualquer estação com várias flores  que se abrem sucessivamente. As flores são perfumadas com o cheiro de uma laranja madura.

 

Orquídea Cegonha Branca

Pecteilis radiata (syn. Habenaria radiata) é uma espécie de orquídea encontrada na China, Japão, Coréia e Rússia. É comumente conhecida como a Flor Cegonha Branca. Não deve ser confundido com a orquídea branca Platanthera praeclara, que é uma espécie norte-americana.

Orquídeas Pomba

Peristeria é um gênero de plantas pertencentes à família Orchidaceae, comumente chamado de orquídea Pomba ou Orquídea Fantasma. De acordo com o nome comum, o nome do gênero é da palavra grega peristerion que significa “da pomba”. De acordo com a Royal Horticultural Society, Per é a abreviação oficial de orquídeas para este gênero. Na natureza, é encontrado em grande parte da América do Sul, bem como no Panamá, Costa Rica e Trinidad.

Peristeria Elata é a flor nacional do Panamá e é proibida de ser retirada de seu habitat natural. A coleta excessiva levou ao seu status de espécie ameaçada de extinção delineada no Apêndice I da CITES. Em seu habitat nativo, Peristeria geralmente pode ser encontrada crescendo perto da borda das florestas. No outono, depois que as árvores na floresta de madeira perdem suas folhas, as plantas ficam expostas ao sol pleno durante o inverno frio e seco. Espécies deste gênero são epífitas ou terrestres no hábito de crescimento.

Orquídea Abelha

Ophrys apifera, também conhecida na Europa como a orquídea de abelha, é uma planta herbácea perene pertencente à família Orchidaceae. O nome “Ophrys” deriva da palavra grega ophrys, que significa “sobrancelha”, enquanto o epíteto específico em latim apífera significa “abelha” e se refere ao lábio em forma de abelha da orquídea.

Ophrys apifera é a única espécie do gênero Ophrys que preferencialmente pratica a autopolinização. As flores são quase exclusivamente auto-polinizadoras nas faixas norte da distribuição da planta, mas a polinização pela abelha solitária Eucera ocorre na área do Mediterrâneo.

Neste caso, a planta atrai esses insetos, produzindo um perfume que imita o cheiro da abelha fêmea. Além disso, o lábio age como um chamariz como a abelha masculina confunde com uma fêmea. A transferência de pólen ocorre durante a pseudo-cópula resultante.As flores emitem alomonas que atraem as espécies de abelhas Tetralonia cressa e Eucera pulveraceae. Eucera longicornis machos foram observados tentando copular com as flores. Acredita-se que os machos preferencialmente selecionam orquídeas com os lábios mais parecidos com abelhas e tentam acasalar com eles, transferindo o pólen no processo.

 

Orquídea Mosca

Ophrys insectifera, a orquídea  mosca, é uma espécie de orquídea e as espécies de tipo do gênero Ophrys. É nativa da Europa e preferem locais com solo alcalino. O nome surge porque sua florescência se assemelha a uma mosca, embora seja dependente de vespas e abelhas para a polinização. As plantas usam perfume para atrair as vespas e abelhas machos que polinizam as flores enquanto tentam acasalar com a flor. O aroma liberado pelas flores imita as feromonas sexuais femininas.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Cabra/Burro

Diuris é um gênero de planta herbácea pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae), com mais de cinquenta espécies descritas. O gênero está sendo revisado, com muitas espécies recém-descritas. O nome científico é derivado das palavras gregas dis (duplo) e oura (cauda), referindo-se às duas sépalas inclinadas laterais, dando uma aparência de cauda. O nome comum Donkey Orchid é logicamente derivado da aparência das duas pétalas laterais, projetando-se do topo da flor como as duas orelhas de um burro.

Esses recursos dão ao Diuris sua aparência facilmente reconhecível. Diuris consiste em espécies perenes nativas de habitats abertos na Austrália e na Tasmânia, com mais uma espécie endémica de Timor. Muitas espécies são comuns na Austrália. Eles crescem em grandes aglomerados, devido ao crescimento vegetativo de seus tubérculos. O gênero é um dos mais conhecidos das orquídeas terrestres australianas com o roxo Diuris (D. punctata) sendo sempre popular quando exibido.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídeas Lula

Prosthechea cochleata, anteriormente conhecida como Encyclia cochleata, Anacheilium cochleatum e Epidendrum cochleatum e comumente chamada de Orquídea Cockleshell ou Orquídea Ostra, é uma orquídea epifítica simpática do Novo Mundo nativa da América Central, Índias Ocidentais, Colômbia, Venezuela e sul da Flórida. Prosthechea cochleata é a flor nacional de Belize, onde é conhecida como a Orquídea Negra.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídeas Tulipa

Anguloa, comumente conhecido como orquídeas  tulipa, é um pequeno gênero de orquídeas intimamente relacionado ao Lycaste. Sua abreviação em horticultura é Ang. Este gênero foi descrito por José Antonio Pavón e Hipólito Ruiz López em 1798. Eles o nomearam em homenagem a Francisco de Angulo, um peruano contemporâneo que colecionava orquídeas como hobby e assim se tornou bastante conhecedor dessas plantas, ajudando os botânicos no trabalho deles. Este gênero é encontrado no chão da floresta em altitudes elevadas da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Repolho ou Bebe

A orquídea Anguloa uniflora é outra especie do gênero anguloa . Eles parecem bebês embrulhados ou repolhos minúsculos

as-orquideas-mais-estranhas

 

Orquídea do Homem Nu

Orchis italica, vulgarmente conhecida como a orquídea homem nu ou a orquídea italiana, é uma espécie de orquídea nativa do Mediterrâneo. Elas são muito populares por suas pétalas parecendo homens nus. A itálica cresce até 50 centímetros (20 polegadas) de altura, com flores rosa, densamente agrupadas. Eles são encontrados comumente e difundidas no Mediterrâneo em grandes aglomerados.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Leopardo

Outra especie de Phalaenopsis. Possui manchas que se assemelham a um leopardo

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Morcego

O Catasetum Catasetum (Catasetum fimbriatum) é uma espécie de orquídea encontrada na Bolívia.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Anjo

Habenaria, comumente chamado de orquídeas do pântano, são um gênero muito abrangente de orquídeas. Existem aproximadamente 800-1000 espécies de Habenaria, nativas de todos os continentes, exceto a Antártica, tanto em zonas tropicais quanto temperadas.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Coração

Orquídea  coração é uma orquídea terrestre que cresce nas encostas. Encontrada do Nepal, Butão, norte do Paquistão e Tibete em altitudes de 2100-4000 m em florestas úmidas, obscuras, em clareiras abertas ou sob arbustos. Tem 22-60 cm de altura, com sépalas amarelo pálido e pétalas com grande bolsa branca. Tem uma haste com 2 a 5, elíptica, folhas bem espaçadas e flores em uma 1 ou raramente 2 florescências que ocorrem no verão. É uma das espécies ameaçadas na Índia.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Aranha

O gênero Caladenia, comumente conhecido como orquídea aranha, pertence à subfamília Orchidoideae da família das orquídeas (Orchidaceae) conhecida como Cala. É freqüentemente usado em revistas especializadas para indicar o gênero. A subtribo Caladeniinae é considerada polifilética, devido à aliança de Lyperanthus com os gêneros de Drakaeinae e Thelymitrinae.

as-orquideas-mais-estranhas

Orquídea Louva Deus

Hymenopus coronatus, também chamado H. bicornis, é uma orquídea das florestas tropicais do sudeste da Ásia. É conhecida por vários nomes, mas o mais comum é  a reza do louva-a-deus .

as-orquideas-mais-estranhas

 

Orquídea Caveira

as-orquideas-mais-estranhas

Essa é uma das orquídeas mais surpreendentes que já vi. Possui formato de crânio e é mais conhecida como SnapDragon.

Veja nesse post o Guia Definitivo para Cuidar de Orquídeas

Espero que tenha gostado 😉

 

Compartilhar é Amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *