10 Coisas que você Não deve fazer ao cuidar de uma orquídea

Olá, No post de hoje vamos explicar quais são os 10 principais erros que a maioria das pessoas comete ao cuidar de orquídeas. Se você é um novato no cuidado com as orquídeas este post é pra você. Vamos lá?

Cuidar de orquídeas : Não Jogue Água por cima delas!

Quando a pessoa começa a cuidar de orquídeas é normal cometer esse erro. A água deixada na coroa e entre as folhas pode causar apodrecimento das raízes e isso destrói todo o tecido da planta e se não for tratada corretamente pode acabar matando a sua orquídea. Se você não é muito experiente ao trabalhar com essa planta pode passar por alguns maus bocados. Não é atoa que excesso de água na raiz é o que mais causa a morte de orquídeas.

cuidar de orquídeas

Não deixe água no prato ou recipiente

 As orquídeas não gostam de ter as raízes muito molhadas. Se as  raízes  ficam sempre na água podem ficar sufocadas e apodrecer. A infecção também pode se espalhar pra cima em raízes saudáveis ​​e alcançar os pseudobulbos das orquídeas no caule. Ter muitas raízes mortas causará sérios problemas ou até a morte da orquídea. Certifique-se de remover todo o excesso de água e deixe drenar toda a água do vaso. É o jeito certo para cuidar de orquídeas

cuidar de orquídeas

 

Não Regue as Orquídeas com Gelo

 Já que estamos no assunto de regar o pior tipo de água que você pode usar é a água gelada. Orquídeas são plantas exóticas, pelo menos a grande maioria delas, e a  água gelada pode danificar seriamente as raízes das orquídeas, então use água morna, mesmo se você usar água da torneira, use esses cubos de gelo para fins mais agradáveis, tipo no copo de suco 

cuidar de orquídeas

Não Separe os Pseudobulbos individualmente

Eu ainda não tenho certeza de onde essa ideia brotou, mas parece que separar pseudobulbos individualmente  é uma prática comum  em alguns casos. Não faça isso, especialmente se sua orquídea não estiver em  sua melhor condição.

Os pseudobulbos armazenam energia e nutrientes para as orquídeas. Quanto mais pseudobulbos conectados uma orquídea tem, mais energia terá para crescer mais rápido e mais forte, de modo que nunca se deve  separar os pseudobulbos individuais.Ao cuidar de orquídeas você deve ter todo o cuidado possível, então não tome essa decisão  se você não tiver certeza do que está fazendo.

cuidar de orquídeas

 Não use a mistura para Orquídeas terrestres

A maioria das orquídeas que você  compra são plantas epífitas, o que significa que elas não crescem no solo, mas no ar, agarrando-se a árvores e galhos. Se você colocar uma orquídea aérea  no solo, as raízes ficarão sufocadas. Se você não tiver certeza do tipo de mistura que você deve usar,faça o básico até que você aprenda um pouco mais sobre a orquídea que esta cuidando. Este é o conselho mais seguro que eu posso te dar.

Caso queira conhecer alguns fertilizantes para orquídeas visite esse link.

Não exponha as orquídeas a luz direta do sol

 As orquídeas em geral têm folhas muito frágeis e podem superaquecer em contato direto com o sol. algumas  podem lidar melhores do que outras, mas em muitos casos a exposição direta ao sol queimará as folhas em poucas horas. Seja como for você pode colocá-la em um lugar mais claro até descobrir quanto de sol  sua orquídea precisa, e qual é a melhor hora do dia para fornece-la

cuidar de orquídeas

Não Jogue Água nas flores

Você pode ter ouvido falar que molhar as flores  é bom para orquídeas. Isso é um pouco relativo, depende de quão ventilada é a área de cultivo, se em alguns casos molhar as folhas pode fazer bem, para as flores de orquídeas isso nunca é uma boa idéia. Flores são mais frágeis que folhas e na maioria dos casos, gotículas de água causam manchas nas flores e nem preciso dizer que não ficam nada bonitas. Para referencias futuras evite molhar as flores e ficara tudo bem.

cuidar de orquídeas

Não corte as raízes aéreas

 Algumas orquídeas parecem apenas crescer com as raízes no ar, especialmente orquídeas Phalaenopsis. Isso é normal e natural, lembre-se que eles não crescem no solo, mas no ar, raízes aéreas também são um plano B caso alguma raiz dentro do vaso morra sufocada, as raízes aéreas estarão lá para ajudar a orquídea a absorver água, então deixe-as la porque elas são importantes para  a sua orquídea.

cuidar de orquídeas

Não corte os Pseudobulbos saudáveis

Novamente, eu não tenho certeza de onde essa ideia veio, mas eu já  encontrei bastante. Não corte o caule ou pseudobulbos de orquídeas depois que elas terminaram de florescer. Como eu disse. os pseudobulbos são as baterias da orquídeas, quanto menos caule, uma orquídea tem mais lenta ele vai crescer. Deixe o caule e os bulbos em paz e eu garanto que sua orquídea vai crescer como nunca.

Não Negligencie a sua Orquídea

 Não pense que só porque são plantas, elas não precisam de atenção. Quanto mais atenção você dá as suas orquídeas, quanto mais rápido você detecta problemas , mais chances de curá-la você tem. Manchas causadas por insetos, podridão da coroa ou perda de raízes, quando  em estágios iniciais podem ajudar você a salvar sua orquídea. Se você deixar sua orquídea de lado por dias ou semanas, esses problemas vão se agravar e as chances de salvar sua orquídea vão ser muito menores.

Eu espero que vocês tenham gostado deste post, curtam e compartilhem se possível 🙂 

Compartilhar é Amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *